Portal do Utente - review

Note: this review will only be written in portuguese, because it's about a Portuguese product made for who lives in Portugal.

A nova campanha do youzz em que participo consiste em experimentar o Portal do Utente. Devo confessar que ainda não sabia da existência do portal
nem da sua utilidade antes de ver no portal Youzz a campanha sobre este portal.

Pensei em participar, visto que frequentemente tenho de marcar consultas para mim e o meu pai tem de ir muitas vezes para ver como vai a glicémia (tem diabetes). 

O kit ofereceu desta vez um folheto publicitário do Portal de Utente e um leitor de cartões de cidadão.
Com este leitor associo o meu cartão e crio um perfil no Portal.

O kit recebido em casa

Como é que correu esta campanha?
Começou mal mas acabou bem.

Isto porquê? Porque associar o cartão de cidadão para criar um perfil foi bastante complicado! Eu demorei algum tempo a perceber o que tinha de fazer.

O portal do utente é bom para quem utiliza o Serviço Nacional de Saúde e para quem gosta de se controlar. Isto porque pode anotar os medicamentos que toma, dados de peso, altura, glicémia, colesterol, etc, marcar consultas, pedir prescrições (no caso de doenças crónicas), colocar contactos de emergência e até para que os médicos possam ter acesso a informações sobre diagnósticos, doenças, alergias quando chegamos ao hospital (às vezes não estamos em condições para falar e mesmo os nossos contactos de emergência podem não saber tudo nem conseguem às vezes ser contactados logo no imediato para prestar essas informações).


No final, experimentei marcar uma consulta, meter os meus dados de peso e altura, inclui contactos de emergência e autorizei que os meus dados sejam vistos por médicos e adicionei a minha pílula à lista de medicação.

Só não experimentei mais dados com o meu portal, porque não tenho mais que colocar. No entanto, registei o meu pai e consegui colocar os dados de glicémia. 

O meu perfil e indicação de alguns serviços que podemos fazer

Gostei do Portal e penso ser uma boa ideia, só não gostei do facto de não conseguir entrar com a associação do cartão de cidadão. O site está mal construído nesta parte. Ao carregar no botão "Entrar com o cartão de cidadão" (aqui), tinha de introduzir o pin e não autenticava. Ao carregar no botão "Portal do Utente - associação do Cartão de Cidadão ao perfil" ia dar ao um site que, ao carregar no botão "Entrar" (aqui), voltava à página de Login. Ou seja, fazia um loop. Só entrei depois de me registar "Criar registo", que se pode fazer sem o Cartão de Cidadão.

Ou seja, o leitor de CC não me serviu de muito. Se bem que agradeço a oportunidade de ter um, mas se nos fornecem, é suposto que funcione (e sim, tinha o software instalado com sucesso). 

No entanto, o site está muito mal e precisa de melhorias. Eu só consegui fazer serviços através do meu perfil, se ia à parte "Serviços" e carregava no botão "Entrar" (o mesmo que já falei), remete para um site que não abre (erro 404). Ainda assim, a lista de serviços que se pode fazer é grande e prática.

O pedido de consulta. Só dá para fazer pedidos de saúde adulto (dava-me jeito outro tipo de consultas, como planeamento familiar ou diabetes para o meu pai)

O que é que se pode fazer no perfil? Identificação, testamento vital, contactos de emergência, autorizar médicos a aceder às nossas informações, lista de medicação, alergias, diagnósticos, cirurgias, vacinação, doenças raras, hábitos alimentares, medir peso/altura, glicémia, colesterol, triglicéridos, oxigénio no sangue, INR, batimento cardíaco, pedir medicação (doenças crónicas), pedir consultas.

Só me resta dizer que espero que vos tenha ajudado a receber mais informação sobre o Portal e que desfrutem dele e que vos seja útil.

Sem comentários:

Enviar um comentário